sábado, 8 de maio de 2010

HISTÓRIA

Em um sítio chamado Cuitizeiras, assim denominado pela grande quantidade de árvores cuités, que por serem muito frondosas, atraíam os viajantes para um agradável descanso de propriedade do Sr. Cláudio José da Piedade , surgiu um povoado que com o passar dos anos tornou-se um núcleo populacional ao redor do sítio e às margens do rio Curimataú. Assim, nascia a vila de Cuitizeiros pertencente ao município de Canguaretama.
Devido a enchente do rio Curimataú em 1901, a vila de Cuitizeiros foi arrasada, restando apenas a igreja de Santa Rita de Cássia, e a sede foi transferida para uma chapada próxima, chamada Vila Nova. Os moradores da vila mostraram capacidade de resistência e incansável disposição para o trabalho e muito esforço para refazer uma terra forte. Ao mesmo tempo em que moradias eram erguidas, tinha início as feiras e a construção de um cruzeiro. O desenvolvimento agrícola deu-se com a plantação da cana-de-açúcar, mandioca e algodão. A chegada da estrada de ferro ea ligação do território à capital do Estado, facilitando o comércio e o transporte da produção agrícola, fez o município viver tempos de verdadeiro progresso.
Em 1908, Vila Nova teve seu nome mudado para Pedro Velho, numa homenagem ao republicano norteriograndense e primeiro governador do Estado, falecido em dezembro de 1907. Em 10 de maio de 1890, através da Lei n° 24, a Vila de Cuitizeiros desmembrou-se de Canguaretama e tornou-se município, adquirindo foros de cidade pela Lei n° 13, de 19 de outubro de 1936. Segundo o quadro administrativo do país, vigente a 1° de janeiro de 1958, o município é constituído dos municípios de Pedro Velho e Montanhas.

Fonte: idema.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENTE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

PATRONO

PATRONO
PEDRO VELHO

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O RN PASSA POR AQUI!